sábado, 13 de outubro de 2012

Lanche saudável - Heróis da fruta

 Este ano letivo voltámos a aderir ao projeto lanche escolar saudável.



Partilhamos este excerto retirado do site da Apcoi
logoem http://www.heroisdafruta.com/p/projecto-lanche-escolar-saudavel.html


«O projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é uma iniciativa da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil – para prevenir a obesidade infantil, uma doença crónica que já afeta uma em cada três crianças portuguesas. De acordo com os resultados do primeiro Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial de Saúde, revelados em 2011, apenas 2% das crianças portuguesas comem fruta fresca todos os dias.

Este baixo consumo de fruta fresca tem efeitos negativos para a saúde das crianças: dificulta o bom funcionamento dos intestinos, diminui as defesas do organismo, tornando-as mais sujeitas às doenças, além de provocar alterações nos níveis de energia, de concentração e de aprendizagem. O consumo diário de fruta é um dos componentes mais importantes de uma alimentação saudável. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se ingiram diariamente pelo menos três porções de fruta.
Estes números alarmantes constituem a base do desenvolvimento do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» e, por isso, o seu objetivo principal é que as crianças aprendam a valorizar a importância do consumo de fruta diário para a sua saúde e que se motivem a adotar definitivamente esse hábito alimentar, de uma forma divertida, contribuindo assim para a inversão desta realidade nacional.»


Sem comentários:

Enviar um comentário